CHÔ, RACISMO !

Mais uma vez, Vini Jr. foi alvo de ofensas racistas em campo, desta vez na partida em que o Real Madrid venceu o Benfica com um golaço pela Liga dos Campeões. A cena revolta e entristece, pois mostra que, apesar de tantos discursos e campanhas, o racismo ainda insiste em manchar o futebol. Mbappé, que estava próximo ao lance, agiu corretamente ao sair em defesa do companheiro diante das atitudes do argentino Gianluca Prestianni, que teria coberto a boca com a camisa para esconder as ofensas.

A histórica rivalidade entre brasileiros e argentinos dentro de campo jamais pode servir de desculpa para ataques racistas. Rivalidade faz parte do esporte; preconceito é crime. Não se trata apenas de um episódio isolado, mas de um problema estrutural que precisa ser enfrentado com seriedade.

A UEFA precisa agir com firmeza e aplicar punições exemplares. Chega de notas de repúdio e campanhas simbólicas. O futebol só será verdadeiramente um espetáculo de união quando atitudes racistas forem tratadas com tolerância zero, vamos aguardar um parecer da UEFA nos próxim os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *